HOME  •  GOSSIP  •  FILMES  •  LIVROS  •  MÚSICA  •  SÉRIES  •  WTF?  •  TV  •  PROMOÇÕES                                                                   Assine o nosso feed! Conheça os colunistas Siga a gente no Twitter: @somos_criativos Contato/ Anuncie

28 setembro 2009

Fim da Crise ? *0*

Para quem está ligado aí nos assuntos econômicos do país ou até do mundo... A MTV também está e fez um tópico bem interessante sobre o fim da crise. Será que acabou? Será que ainda vai continuar? Vejam os números e outros motivos para saber!

Foi mesmo uma marolinha? Essa é a principal dúvida do mercado financeiro um ano após o colapso da economia mundial que levou bancos, empresas, governos e famílias do mundo todo à beira do precipício financeiro.
O discurso do governo, principalmente do presidente Lula, dá como certo o fim da crise econômica no mercado brasileiro. Partimos para a retomada dos investimentos e um novo ciclo de geração de empregos, garante Lula. Será?
Pesquisa da Fundação Getulio Vargas mostra que a crise econômica atingiu com maior vigor as classes A e B. Do total de empregos perdidos, cerca de 750 mil no pior período da retração econômica, 40% foram cortados nessa faixa social. O impacto foi uma redução de 0,5% no número de brasileiro que se encaixam nesse perfil, cuja renda média per capita é de R$ 3,5 mil.
Já as classes C e D (renda de R$ 2 mil) houve um crescimento de 2,5%. O resultado é, sim, a soma dos rebaixados mais uma migração das classes D e E, que mantiveram seus postos de trabalho e o poder de compra.
E como o governo vê esse quadro: para o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, o crescimento de 1,9% da economia no segundo trimestre de 2009 confirma que o país saiu da crise e levará a uma retomada do poder de compra da classe média.
Dentro do Banco Central, a avaliação é que existe uma possibilidade de recaída e, como conseqüência, a economia mundial passar por um novo período de forte retração, mas tudo dependerá do poder de retomada de crescimento da atividade econômica dos EUA. Um novo baque afetará todos os países do mundo, inclusive o Brasil.
Na parte pensante do governo Lula, ou seja, funcionários de carreira dos bancos públicos e do Ministério da Fazenda, a avaliação é de que a crise foi gravíssima no país e que a recuperação, longe do discurso de campanha para 2010, será gradual e demandará responsabilidade com os gastos públicos.
Bom, vamos acompanhar os números e os discursos dos candidatos à presidência no ano que vem. O fim da crise será parte importante do debate.

1 comentários:

Anônimo disse...

Responsabilidade com gastos públicos.... difícil!

Postar um comentário

-Certifique-se de que está comentando sobre algo referente a este post.
-Os comentários são moderados, ou seja, você os verá após serem aceitos.
-Você pode utilizar HTML para escrever em negrito [B] ou itálico [I]
-Caso o post contenha alguma notícia incorreta ou links indisponíveis, comente e avise que o autor atualizará as informações, ou utilize o próximo tópico.
-Comentários com humilhações, palavras de baixo calão ou qualquer outra expressão que denigre a imagem do blogueiro, outros comentaristas, site ou assunto/ pessoa tratado no post não serão aceitos.
-Para outras dúvidas ou qualquer outro tipo de contato, clique aqui.
-Saiba como colocar um avatar nos seus comentários!

Copyright Somos Criativos 2011 • Tema modificado por IgorVoltar ao Topopowered by Blogger