HOME  •  GOSSIP  •  FILMES  •  LIVROS  •  MÚSICA  •  SÉRIES  •  WTF?  •  TV  •  PROMOÇÕES                                                                   Assine o nosso feed! Conheça os colunistas Siga a gente no Twitter: @somos_criativos Contato/ Anuncie


08 junho 2010

Hoje é dia de música: Sigur Rós

Yaaaaaaaaaaaaaaaaaaaay, galera! CHEGOU O GRANDE DIA.
Hoje vou falar-vos da minha banda favorita. Que sempre enche meu coração de alegria e emoção. Da, disparadamente, melhor banda do mundo. Da magnífica, linda, emocionante, PEERFEITA banda, chamada Sigur Rós, ou, em islândes, 'Rosa da Vitória'.
Não sei por onde começar na discrição dessa banda, rs.
A banda é composta por quatro membros e, na ordem em que aparecem na fotografia acima são: Kjartan Sveinsson (cuja a pronúncia é KIARTAN ISVÊINSSON), Orri Páll Dýrason (Cuja pronúncia do nome é Orri Paul, e o terceiro nome é impronunciável N), Jón Þúr Birgisson (Que se
pronuncia por 'Ion Purr Birgusson') - mais conhecido por Jónsi (ou 'Ionsi') - e Gerog Hólm.
Um show do Sigur Rós é bastante diferente dos shows convencionais. Primeiro porque as músicas são bem melhores do que de qualquer outra banda no mundo, rs. E segundo porque todos os integrantes da banda tocam vários instrumentos.
O vocalista Jónsi toca: Guitarra, Bowed Guitar*, Teclado, Gaita e Banjo.
Kjartan Sveinsson toca: Teclado, Piano, Órgão, Guitarra, Flauta, Oboé, Flauta Irlandesa e Banjo.
Orri Páll Dýrason toca: Bateria e Teclado.
Georg Hólm toca: Baixo Elétrico e Glcockenspiel.

A banda foi formada em 1997, na cidade islandesa de Reykjavik (Reiquiavéqui). O nome do grupo se baseia no nome na então recém-nascida irmã do vocalista Jónsi. O nome da garota é 'Sigurrós', um nome bastante comum na Islandia.
Em 1997 lançaram o primeiro álbum de estúdio, chamado Von (Que, em Português significa ESPERANÇA). Esse álbum é a coisa mais estranha que alguém pode produzir. É horrível, rs. Realmente muito estranho. Existem fãs que dizem que o álbum deve ser escutado sob 'estados alterados da mente'. O que importa é que o álbum ficou um lixo. Ficou tão ruim que nem a banda gostou e, logo no ano seguinte, 1998, lançaram um álbum chamado Von Brigði. Esse segundo álbum nada mais é do que uma mixagem das músicas do primeiro álbum (o que não adiantou muito para melhorar o Von, rs). O nome do álbum é uma brincadeira de palavras. A palavra 'Vonbrigði' significa 'Decepção'. Porém, as palavras separadas 'Von Brigði' significam algo como 'Alteração da Esperança', pois o álbum é apenas uma mixagem do primeiro, chamado 'Esperança'.
Depois disso, em 1999, a coisa mudou radicalmente. Isso se deve ao fato do lançamento do segundo álbum de estúdio da banda, chamado Ágætis Byrjun (ou 'UM BOM COMEÇO). Esse álbum, para os críticos mais influentes do mundo, está entre os melhores álbuns de música DA HISTÓRIA. Foi esse disco que fez com que Sigur Rós se tornasse "famoso" no mundo todo. Várias músicas do álbum se tornaram trilha sonora de filmes muito conhecidos. A música 'Svefn-g-englar', por exemplo, se tornou trilha sonora do filme Vanilla Sky (que brevemente estará no quadro HOJE É DIA DE FILME) que é estrelado por Tom Cruise, Penélope Cruz e Cameron Diaz, e compoz também a trilha sonora de um dos episodeos da série Queer as Folk.
Três anos depois, já em 2002, a banda lançou, o que é, na minha opinião, o álbum mais genial já lançado. Começando pelo nome, ou pela falta de um nome. O título do disco é '( )'. Os fãs se referem ao álbum por UNTITLED ou PARÊNTESES, ou THE WHITE ALBUM (Para mim, é 'Parênteses' mesmo). O segundo aspecto que me faz pensar desse o álbum mais gênial já lançado é algo bem peculiar: O idioma em que é cantado. Sigur Rós, até então, cantava 99% de suas músicas em islandes. Porém, nesse álbum, é empregada uma língua, brilhantemente criada pelo vocalista Jónsi, chamada Vonlenska, ou, em português, 'ESPERANCÊS'. O idioma foi empregado com a intuição de que cada pessoa que escutasse o álbum criasse um próprio significado para a letra da música, de acordo com o que sentiu ouvindo a música. No encarte desse álbum, no lugar das letras das músicas, vieram linhas em branco para que se pudesse escrever a interpretação da letra. Bom, isso foi o que me fez pensar que esse álbum é o mais brilhante já lançado. Além do álbum não ter nome, as músicas também, inicialmente, não possuiam. Eram chamadas apenas de UNTITLED #1, UNTITLED #2 e etc.... Até UNTITLED #8.
Mais uma vez, decorreu-se um período de 3 anos até o lançamento do próximo álbum. Em 2005 foi lançado o mais lindo álbum de todos os tempos. O meu álbum favorito. Chamado 'TAKK...', que, em português, significa 'OBRIGADO...' . A música mais conhecida desse álbum é HOPPÍPOLLA. Hoppípolla pode ser ouvida nos trailers do filme 'QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO', e 'DISNEY'S PLANET EARTH'. Já a música 'ANDVARI' está na trilha sonora do maravilhoso filme, que ganhará post na minha coluna aqui no blog, 'LEMBRANÇAS', estrelado por Robert Pattinson. Esse CD é o meu favorito por passar aos ouvintes uma esperança negra, ou uma tristeza aveludada. Dá para se chorar horrores ao escutar esse álbum pelas primeiras vezes.
Em 2008 a banda lançou seu ultimo álbum até agora, denominado Með suð í eyryum við spilum endalaust, que significa COM UM RUIDO EM NOSSOS OUVIDOS, NÓS TOCAMOS ETERNAMENTE. Esse álbum foi o meu favorito quando eu me tornei fã da banda. Porém, como eu o escutava 30 horas por dia, este perdeu o seu lugar para Takk. Com esse disco, a banda nos mostra seu lado eufórico, lado alegre. Eu chego a rir quando estou escutando Gobbledigook, a primeira música do CD.
Galera, Sigur Rós não se resume à isso. Existem vários projetos paralelos em relação à banda. Recentemente, por exemplo, o vocalista lançou um álbum solo, cantado em Inglês. A banda lançou vários EPs... Então, se vocês gostarem da banda, escute-a, mas também, pesquise sobre ela. Além disso, pesquisem as letras das músicas. Todas têm uma histórina emocionante por trás. É altamente recomendado.
*Bowed Guitar, queridinhos, é quando se toca a guitarra convencional com um arco de violoncelo. Músicos mundialmente renomados, como o guitarrista do Pink Floyd, adotam essa prática*
Now, confiram alguns videos com as músicas da banda:
P.s.: Devido à alguns problemas de burocracia no Youtube, alguns videos não puderam ser postados aqui. Porém, é recomendável que vocês vão até o Youtube e assistam os videos oficiais do Sigur Rós. O que me fez me apaixonar pela banda foram, primeiramente, seus vídeos.

Viðrar Vel Til Laftárása (Um bom clima para um ataque aéreo) - Video Oficial, com legenda:

Sverfn-g-englar:

Ágaetis Byrjun (Passe um pouco para frente para pular a entrevista):

Hoppípolla:

Illgresi:

Gente, o som da banda realmente soa estranho para os adeptos à Lady Gaga e derivados, mas, sim, isso é música de verdade! Da melhor qualidade ainda, rs.
Eu acho que vocês irão gostar mais dessa ultima, Illgresi.

1 comentários:

Anônimo disse...

* Guitarrista do Pink Floyd: David Gilmour

Muito boa a banda!

Postar um comentário

-Certifique-se de que está comentando sobre algo referente a este post.
-Os comentários são moderados, ou seja, você os verá após serem aceitos.
-Você pode utilizar HTML para escrever em negrito [B] ou itálico [I]
-Caso o post contenha alguma notícia incorreta ou links indisponíveis, comente e avise que o autor atualizará as informações, ou utilize o próximo tópico.
-Comentários com humilhações, palavras de baixo calão ou qualquer outra expressão que denigre a imagem do blogueiro, outros comentaristas, site ou assunto/ pessoa tratado no post não serão aceitos.
-Para outras dúvidas ou qualquer outro tipo de contato, clique aqui.
-Saiba como colocar um avatar nos seus comentários!

Copyright Somos Criativos 2011 • Tema modificado por IgorVoltar ao Topopowered by Blogger