HOME  •  GOSSIP  •  FILMES  •  LIVROS  •  MÚSICA  •  SÉRIES  •  WTF?  •  TV  •  PROMOÇÕES                                                                   Assine o nosso feed! Conheça os colunistas Siga a gente no Twitter: @somos_criativos Contato/ Anuncie


22 junho 2010

Hoje é dia de música: Vanguart



Olá, queridos amigos!
Bom, gostaria de esclarecer de forma sensata algumas questões que famigeraram de forma negativa o blog essa semana. Em primeiro lugar, eu acho que em todos os fóruns as opiniões, por mais adversas que pareçam, por mais ridículas e contra o correto lhe pareçam, por mais espantosas e obscenas que sejam devem, em primeiro lugar, ser respeitadas. Se não houver respeito às opiniões, como pode haver o fórum?
O meu intuito aqui no blog não é arrumar brigas, confusões ou causar desafetos. E nem tampouco demonstrar minha opinião. O meu objetivo aqui no SOMOS CRIATIVOS é mostrar aos leitores que existe um outro mundo além do mundo em que todos vivem. Existe uma cultura calorosa lá fora só esperando para ser abraçada. O meu objetivo é mostrar que existem músicas além de Lady Gaga. Existem filmes além de Crepúsculo e afins. Existem livros além de Meg Cabot, Stephenie Meyer e Intrínseca. Minha voz aqui no blog deve ser ouvida por aqueles que desejam se libertar dos moldes aos quais se prende. Por quem deseja parar de ser um robôzinho social.
Peço desculpas pelos transtornos tolamente por mim causados. Não quero ser o idiota que acaba com o clima de festa. Logo, desejo que perdoem-me pelo que fiz. Não pretendo discutir condutas particulares.
E, quando quiserem me criticar, mesmo que seja uma crítica ruim, critiquem. Não se acanhem. Eu vou aceitar todas as críticas. Vou melhorar onde as pessoas me alertarem que estou ruim. Na minha opinião, criticas, mesmo que sejam ruins, devem sempre ser feitas e acatadas. Mas, por favor, que haja o respeito. Se não houver respeito da parte de vocês, por favor, esperem o mesmo de minha parte.
Finalmente, devo a Ana_Lissa um pedido de desculpas especial. Pela proximidade de data de postagem, ficou parecendo que o meu texto denominado 'PROTESTO' foi uma crítica indireta à ela. Bom, ela já sabe que isso não é verdade. Fiquem vocês sabendo também. Até porque, não foi uma crítica indireta à Analissa, e sim uma critica DIRETA à todas aquelas pessoas que, sem saber do que falavam, criticaram o Brasil.
O Brasil é o país perfeito? De forma alguma! Devemos melhorar muito para alcançarmos o status de BOM PAÍS. Devemos melhorar muito. Mas, pessoas, pensem comigo. Se hoje vocês são alguma coisa, devem totalmente ao Brasil. Foi aqui que você, seus pais, e, se brincar, até seus avós foram criados. Não temos o direito de reclamar do Brasil por nossa posição social, mas devemos trabalhar, e muito, para que todas as pessoas no nosso glorioso país também não tenham do que reclamar.
Desculpas à parte, está na hora de irmos ao que mais interessa.
A banda que venho vos apresentar hoje, ao que me parece, é superficialmente conhecida pela maioria, afinal, quem nunca escutou 'SÓ ACREDITO NO SEMÁFORO, SÓ ACREDITO NO AVIÃÃO... EU ACREDITO NO RELÓOOOOGIO...'? Bom, ao menos na minha turma, um número elevado de pessoas já, ao menos, ouviu falar dessa música/banda. O que de forma alguma me surpreende, afinal, Vanguart já se apresentou na televisão, já tocou em rádios, já fizeram uma parceria com a Mallu Magalhães - inclusive, o Hélio Flanders, vocalista do grupo, é ex-namorado da diva Mallu -. Eu, que nem sou de assistir televisão, já vi Vanguart se apresentar: Uma vez, no Programa do Jô, e uma vez no programa Altas Horas (a primeira vez que eu escutei Vanguart tocar foi exatamente nessa apresentação no Altas Horas. Como eu não estava assistindo ao programa, só pude perceber Vanguart tocando uma versão mais folclórica da música O MAR, do nosso lendário Dorival Caymmi).
A banda composta de cinco membros (nos shows há uma infinidade de membros, devido à necessidade da presença de vários instrumentos nas músicas), que são Hélio Flanders, Douglas Godoy, David Dafré, Luiz Lazzaroto e Reginaldo Lincoln, nos transmite uma musicalidade tipicamente brasileira, bastante folclórica, com uma pitada de influência dos outros países sul-americanos. Inclusive, cantam em português, principalmente, mas não abandonaram nem o espanhol nem o inglês.
Hélio Flanders, em outrora, morou na Bolívia, de onde trouxe toda uma experiência musical para o Vanguart.
A palavra que mais se aproxima da definição da banda Vanguart é o folclore. E, por isso, a banda é rotulada como INDIE-ROCK ou FOLK-ROCK. Então, para quem não sabia, bandas INDIE ou FOLK são aquelas que acarretam, em suas músicas, fortes traços de seus países de origem. Digo, culturalmente falando.
Para os meticulosos, INDIE ROCK e FOLK ROCK têm sim significados diferentes dos que eu apresentei acima. Afinal de contas é muito difícil, diria eu até impossível, definir o que pertence ou não à um certo gênero musical.
Vanguart lançou um único álbum, em 2007, com o mesmo título do nome da banda. Porém, a banda já gravou um DVD pela MULTISHOW, no qual foram contidas algumas músicas extras.
Acredito que, desde que conheci, Vanguart se tornou minha banda brasileira favorita. Foi Vanguart (juntamente com a band Cansei de Ser Sexy, que é mais conhecida no exterior do que aqui no Brasil) que me fez interessar pela cultura musical brasileira. Então, se você acredita que precisa fortificar a sua identidade como brasileiro, comece, ao menos tentando se tornar fã dessa banda.
Abaixo, postarei algumas músicas do grupo. Se puder, preste atenção na genialidade imensurável das letras:
Hemisfério:
Robert:
Promessas de Navegação (A melhor rs):
Los Chicos De Ayer:

4 comentários:

Luiza disse...

vanguaRt, mEg cabot, demonStrar, intrínseca é uma editora e não um livro, tranStornos, Ana_Lissa, paÍs: crítica construtiva .-.

Samuel disse...

E mEg cabot é uma autora, e não um livro o.õ

Samuel disse...

Anyways, obrigado. Tudos os erros na digitação corrigidos (:

Luiza disse...

eu não disse que a meg cabot não é uma autora -q e _ significa espaço, pra você ver que Ana Lissa se escreve separado e não junto ¬¬

Postar um comentário

-Certifique-se de que está comentando sobre algo referente a este post.
-Os comentários são moderados, ou seja, você os verá após serem aceitos.
-Você pode utilizar HTML para escrever em negrito [B] ou itálico [I]
-Caso o post contenha alguma notícia incorreta ou links indisponíveis, comente e avise que o autor atualizará as informações, ou utilize o próximo tópico.
-Comentários com humilhações, palavras de baixo calão ou qualquer outra expressão que denigre a imagem do blogueiro, outros comentaristas, site ou assunto/ pessoa tratado no post não serão aceitos.
-Para outras dúvidas ou qualquer outro tipo de contato, clique aqui.
-Saiba como colocar um avatar nos seus comentários!

Copyright Somos Criativos 2011 • Tema modificado por IgorVoltar ao Topopowered by Blogger