HOME  •  GOSSIP  •  FILMES  •  LIVROS  •  MÚSICA  •  SÉRIES  •  WTF?  •  TV  •  PROMOÇÕES                                                                   Assine o nosso feed! Conheça os colunistas Siga a gente no Twitter: @somos_criativos Contato/ Anuncie


18 dezembro 2010

Resenha do livro Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook

Título Original: The Accidental Billionaires
Autor: Ben Mezrich
Número de Páginas: 232
Compre o livro: Saraiva

Eu estava super ansioso para ler esse livro, como eu já tinha falado aqui e ver o filme, quando ele foi filme da semana. Já fiz as duas coisas e agora venho compartilhar com vocês minha experiêcia de leitura, resenhando Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook, publicado pela Ed. Intrínseca.

Se me pedirem para descrever Bilionários Por Acaso ou A Rede Social ou a história do Facebook em uma palavra, eu diria: incrível. É simplesmente incrível. O livro é fruto de muito trabalho do autor, Ben Merzrich, pois foram necessárias muitas entrevistas e pesquisas para escrever uma obra impecável.
Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin são dois nerds estudantes de Harvard que tentam de tudo para conseguir garotas. Mark é o típico garoto calado, inteligente e difícil de interpretar. Quando estava no ensino médio, Mark criou um MP3 inteligente que escolhia as músicas que o dono gostava e recusou milhões de dólares oferecidos pela Microsoft; em Harvard criou um aplicativo que mostrava em quais aulas os colegas estavam, ambos foram sucesso.
Eduardo é de uma família rica e nasceu no Brasil, depois mudou-se para os EUA e cursava Economia na universidade - um de seus maiores desejos e ser aceito no super exclusivo Clube Final Phoenix SK, que o faria ser um outro homem que poderia frequentar festas e conseguir as garotas que quisesse.
Depois de receber um fora, Mark - bêbado e cansado - foi para seu alojamento em Kirkland e resolveu criar o Facemash - um site em que os garotos poderiam votar e comparar quem era a garota mais gata entre a votação -, hackeando o site dos alojamentos da universidade para pegar as fotos das garotas, enquanto blogava tudo e Eduardo o ajudava com alguns algoritmos para criar o site. Em algumas horas o Facemash teve 22.000 visitas, causando pane nos sistemas de Harvard e sua punição.
Logo após o acontecimento ser noticiado no jornal The Harvard Crimson, Mark é procurado pelo trio Cameron e Tyler Winklevoss - irmãos gêmeos remadores - e Divya Narendra, que querem colocar o website Harvard Connection no ar - um site exclusivo para estudantes de Harvard, onde poderiam saber o perfil de outros estudantes - mas não tem nenhum programador. Mark aceita a proposta, mas depois de
52 emails trocados e 3 encontros, Zuckerberg cria o TheFacebook - uma rede social exclusiva para estudantes de Harvard, onde podem ver o perfil e status sociais de outros estudantes - junto com seu co-fundador, diretor financeiro - que deu o capital inicial de US$ 1.000 para os primeiros servidores - e melhor amigo Eduardo Saverin.
Obviamente, os irmãos Winklevoss e Divya ficaram p*tos e então tentaram de tudo para acabar com o thefacebook, mas não conseguiram.
Sean Parker - o criador das empresas de sucesso, Napster e Plaxo; e um dos ídolos de Mark - marca um encontro com Mark, Eduardo e Kelly (namorada de Eduardo) pois quer saber mais sobre o thefacebook e participar da história do site, nesse encontro ele conta sobre suas histórias e finaliza pagando a conta e sugerindo tirar o 'the', para o nome ficar mais limpo.
Nas férias de verão, Mark e seus estagiários vão para a Califórnia para trabalhar no Facebook - onde encontram Sean, que começa a morar junto com eles e a meter o bedelho no Facebook -, enquanto Eduardo busca anunciantes e faz um estágio em NY - que ele larga no primeiro dia.
A partir daí a história rola e acontecem muitas coisas; brigas, conflitos pessoais, processos, traição, etc que você vai conferir lendo Bilionários Por Acaso, pode crer, você não vai se decepcionar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima resenha, eu estava em dúvida se o leria ou não, mas aproveitando os preços de natal, vou dar uma corrida atrás deste livro.

Juh Oliveto disse...

Senti falta de seus comentários sobre o conteúdo, mas já gostei do resumo que você fez. Esse livro está na minha lista de desejados, adoro histórias de nerds bem sucedidos :P

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Postar um comentário

-Certifique-se de que está comentando sobre algo referente a este post.
-Os comentários são moderados, ou seja, você os verá após serem aceitos.
-Você pode utilizar HTML para escrever em negrito [B] ou itálico [I]
-Caso o post contenha alguma notícia incorreta ou links indisponíveis, comente e avise que o autor atualizará as informações, ou utilize o próximo tópico.
-Comentários com humilhações, palavras de baixo calão ou qualquer outra expressão que denigre a imagem do blogueiro, outros comentaristas, site ou assunto/ pessoa tratado no post não serão aceitos.
-Para outras dúvidas ou qualquer outro tipo de contato, clique aqui.
-Saiba como colocar um avatar nos seus comentários!

Copyright Somos Criativos 2011 • Tema modificado por IgorVoltar ao Topopowered by Blogger