HOME  •  GOSSIP  •  FILMES  •  LIVROS  •  MÚSICA  •  SÉRIES  •  WTF?  •  TV  •  PROMOÇÕES                                                                   Assine o nosso feed! Conheça os colunistas Siga a gente no Twitter: @somos_criativos Contato/ Anuncie

26 fevereiro 2011

[OSCAR 2011] - Técnicas


As categorias secundárias no quesito “técnicas” vêm nos apresentar os melhores filmes em elementos fundamentais na história de cada filme e como diz Alfred Hitchcock: "O que importa em um filme não é a história, mas o que você faz com ela." As imagens e definições de cada técnica teve como fonte o site Cinema em Cena. Confira abaixo os favoritos da Academia este ano.

Melhor Fotografia

Nesta categoria a Academia vem premiar a capacidade do filme de trabalhar com a famosa frase: “luz, câmera e ação!” se tornando este um elemento fundamental na narrativa. Confira os indicados:
A concorrência esse ano é grande e apostar em alguém é dar um tiro no escuro. Cada filme traz consigo características únicas e originais e todos merecem destaque. Senti falta de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 nesta indicação. Meu favorito é Cisne Negro, mas minha aposta é em A Origem.


Melhor Montagem

Nesta categoria a Academia gosta de dar ênfase em produções que tem a capacidade de ter um trabalho montado em cima de filme de ação, musicais ou produções fora de ordem cronológica. Basicamente essa categoria vai premiar a capacidade do filme transparecer seu conteúdo de forma pratica e sem se perder em sua narrativa. Confira os indicados:
Cisne Negro nos contam uma história incrível e com uma montagem excepcional, fato esse muito bem visto em O Vencedor e O Discurso do Rei. Para mim a briga poderá ficar entre 127 Horas e A Rede Social e minha aposta e favoritismo ficam para o ultimo.


Melhor Direção de Arte

Filmes têm um tempo muito limitado para contar uma história. Os diretores de arte e os decoradores de set são os responsáveis por passarem visualmente aos espectadores detalhes importantes para a narrativa sem perderem preciosos minutos com verbalizações e explicações desnecessárias. E sob este aspecto que a Academia vem premiar os melhores. Confira os indicados:
Com uma arte incrível os filmes A Origem, O Discurso do Rei e Bravura Indômita nos trazem cenários impecáveis, mas a briga está entre Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte (que não vou negar ser a mina torcida) ao retratar a história do menino bruxo com outros olhos e com um ambiente inovador e original, e com Alice no País das Maravilhas que é o favorito ao prêmio e que com essa vitória seria o 2º ano consecutivo que Robert leva o prêmio, que já ganhou por Avatar no ano passado.


Melhor Maquiagem

Trata-se da categoria mais "independente" de toda a premiação, o que é um ponto extremamente positivo: os votantes costumam ater-se exclusivamente ao que devem avaliar, impedindo que demais elementos do filme interfiram nas indicações. Os três concorrentes deste ano são exemplo disso, já que essa foi à única categoria em que foram relacionados. Por analisar elementos tão diversos (vale lembrar que os penteados estão incluídos na categoria), pode ser difícil precisar quais são seus critérios de seleção: as regras da Academia abarcam desde o rejuvenescimento extremamente realista de Benjamin Button à fantasia característica de O Labirinto do Fauno, o que dá aos responsáveis pela maquiagem ampla liberdade de atuação. No entanto, a tradição é premiar técnicas de envelhecimento e "adoecimento", criação de ferimentos e a transformação de atores em criaturas mágicas, tais como monstros e outros seres. Minha aposta fica com O Lobisomem. Confira os indicados:
  • Adrien Morot, A Minha Versão do Amor
  • Edouard F. Henriques, Gregory Funk e Yoland Toussieng, Caminho da Liberdade
  • Rick Baker e Dave Elsey, O Lobisomem

Melhor Figurino

A Academia premia os filmes que nos trazem um desempenho muito essencial que é as roupas e acessórios que um personagem utiliza fato esse que têm muito a dizer sobre sua personalidade e sobre a situação (permanente ou momentânea) em que ele se encontra. Ainda, uma das maiores tradições da Academia é a de indicar (e muitas vezes premiar) figurinos de época, em função da maior dificuldade em retratar o período histórico em que se passa a produção. Se seguir essa linha temos uma briga muito grande e sob este aspecto minha aposta é para Alice nos País das Maravilhas.


Melhores Efeitos Visuais

Por fim temos a categoria Melhor Efeitos Visuais, categoria essa que eu mais me caracterizo e fico na expectativa de saber qual vai ser o campeão. Capaz de levar multidões ao cinema (mesmo quando os demais elementos do filme são falhos), os efeitos especiais são capazes de despertar as mais variadas sensações. Nos últimos anos, a tendência da Academia tem sido premiar grandes sucessos de bilheteria, em especial aqueles repletos de Computação Gráfica. A novidade deste ano, visto que os números de filmes vêm crescendo neste segmento, é aumentar o numero de indicados de três para cinco. Confira os indicados, nos quais não o que dizer sobre o desempenho de cada um e que fizeram por merecer esta indicação. Minha torcida novamente é para Harry Potter, porém minha aposta fica para A Origem.

0 comentários:

Postar um comentário

-Certifique-se de que está comentando sobre algo referente a este post.
-Os comentários são moderados, ou seja, você os verá após serem aceitos.
-Você pode utilizar HTML para escrever em negrito [B] ou itálico [I]
-Caso o post contenha alguma notícia incorreta ou links indisponíveis, comente e avise que o autor atualizará as informações, ou utilize o próximo tópico.
-Comentários com humilhações, palavras de baixo calão ou qualquer outra expressão que denigre a imagem do blogueiro, outros comentaristas, site ou assunto/ pessoa tratado no post não serão aceitos.
-Para outras dúvidas ou qualquer outro tipo de contato, clique aqui.
-Saiba como colocar um avatar nos seus comentários!

Copyright Somos Criativos 2011 • Tema modificado por IgorVoltar ao Topopowered by Blogger