As categorias secundárias no quesito “técnicas” vêm nos apresentar os melhores filmes em elementos fundamentais na história de cada filme e como diz Alfred Hitchcock: "O que importa em um filme não é a história, mas o que você faz com ela." As imagens e definições de cada técnica teve como fonte o site Cinema em Cena. Confira abaixo os favoritos da Academia este ano.
Melhor Fotografia
Nesta categoria a Academia vem premiar a capacidade do filme de trabalhar com a famosa frase: “luz, câmera e ação!” se tornando este um elemento fundamental na narrativa. Confira os indicados:
- Matthew Libatique, Cisne Negro
- Wally Pfister, A Origem
- Danny Cohen, O Discurso do Rei
- Roger Deakins, Bravura Indômita
- Jeff Cronenweth, A Rede Social
Melhor Montagem
Nesta categoria a Academia gosta de dar ênfase em produções que tem a capacidade de ter um trabalho montado em cima de filme de ação, musicais ou produções fora de ordem cronológica. Basicamente essa categoria vai premiar a capacidade do filme transparecer seu conteúdo de forma pratica e sem se perder em sua narrativa. Confira os indicados:
- Andrew Wesiblum, Cisne Negro
- Pamela Martin, O Vencedor
- Tariq-Anwar, O Discurso do Rei
- Jon Harris, 127 Horas
- Angus Wall e Kirk Baxter, A Rede Social
Melhor Direção de Arte
Filmes têm um tempo muito limitado para contar uma história. Os diretores de arte e os decoradores de set são os responsáveis por passarem visualmente aos espectadores detalhes importantes para a narrativa sem perderem preciosos minutos com verbalizações e explicações desnecessárias. E sob este aspecto que a Academia vem premiar os melhores. Confira os indicados:
- Robert Stromberg e Karen O´Hara, Alice no País das Maravilhas
- Guy Hendrix Dyas, Larry Dias e Douglas A. Mowat, A Origem
- Stuart Craig e Stephenie McMillan, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1
- Eve Stuart e Judy Farr, O Discurso do Rei
- Jess Gonchor e Nancy Haigh, Bravura Indômita
Melhor Maquiagem
Trata-se da categoria mais "independente" de toda a premiação, o que é um ponto extremamente positivo: os votantes costumam ater-se exclusivamente ao que devem avaliar, impedindo que demais elementos do filme interfiram nas indicações. Os três concorrentes deste ano são exemplo disso, já que essa foi à única categoria em que foram relacionados. Por analisar elementos tão diversos (vale lembrar que os penteados estão incluídos na categoria), pode ser difícil precisar quais são seus critérios de seleção: as regras da Academia abarcam desde o rejuvenescimento extremamente realista de Benjamin Button à fantasia característica de O Labirinto do Fauno, o que dá aos responsáveis pela maquiagem ampla liberdade de atuação. No entanto, a tradição é premiar técnicas de envelhecimento e "adoecimento", criação de ferimentos e a transformação de atores em criaturas mágicas, tais como monstros e outros seres. Minha aposta fica com O Lobisomem. Confira os indicados:
- Adrien Morot, A Minha Versão do Amor
- Edouard F. Henriques, Gregory Funk e Yoland Toussieng, Caminho da Liberdade
- Rick Baker e Dave Elsey, O Lobisomem
Melhor Figurino
A Academia premia os filmes que nos trazem um desempenho muito essencial que é as roupas e acessórios que um personagem utiliza fato esse que têm muito a dizer sobre sua personalidade e sobre a situação (permanente ou momentânea) em que ele se encontra. Ainda, uma das maiores tradições da Academia é a de indicar (e muitas vezes premiar) figurinos de época, em função da maior dificuldade em retratar o período histórico em que se passa a produção. Se seguir essa linha temos uma briga muito grande e sob este aspecto minha aposta é para Alice nos País das Maravilhas.
- Colleen Atwood, Alice no País das Maravilhas
- Antonella Cannarozzi, I Am Love
- Jenny Beavan, O Discurso do Rei
- Sandy Powell, A Tempestade
- Mary Zophres, Bravura Indômita
Melhores Efeitos Visuais
Por fim temos a categoria Melhor Efeitos Visuais, categoria essa que eu mais me caracterizo e fico na expectativa de saber qual vai ser o campeão. Capaz de levar multidões ao cinema (mesmo quando os demais elementos do filme são falhos), os efeitos especiais são capazes de despertar as mais variadas sensações. Nos últimos anos, a tendência da Academia tem sido premiar grandes sucessos de bilheteria, em especial aqueles repletos de Computação Gráfica. A novidade deste ano, visto que os números de filmes vêm crescendo neste segmento, é aumentar o numero de indicados de três para cinco. Confira os indicados, nos quais não o que dizer sobre o desempenho de cada um e que fizeram por merecer esta indicação. Minha torcida novamente é para Harry Potter, porém minha aposta fica para A Origem.
- Ken Ralston, David Schaub, Carey Villegas e Sean Phillips, Alice no País das Maravilhas
- Tim Burke, John Richardson, Christian Manz e Nicolas Aithadi, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1
- Paul J. Franklin, Chris Corbould, Andrew Lockley e Peter Bebb, A Origem
- Janek Sirrs, Ben Snow, Ged Wright e Daniel Sudick, Homem de Ferro 2
- Michael Owens, Bryan Grill, Stephan Trojanski e Joe Farrell, Além da Vida
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