HOME  •  GOSSIP  •  FILMES  •  LIVROS  •  MÚSICA  •  SÉRIES  •  WTF?  •  TV  •  PROMOÇÕES                                                                   Assine o nosso feed! Conheça os colunistas Siga a gente no Twitter: @somos_criativos Contato/ Anuncie


16 fevereiro 2011

Resenha do livro O Efeito Facebook

Título Original: The Facebook Effect
Autor: David Kirkpatrick
Número de Páginas: 416
Compre o livro: Saraiva | Submarino

Com toda a segurança eu declaro: O Efeito Facebook é o melhor livro do ano - que saiu até agora. Mais uma vez a história da empresa mais cobiçada de todas é um dos meus temas preferidos - e de muita gente também, tenho certeza - e com certeza vai fazer você ficar pensando naquelas páginas por muito tempo, após terminar a leitura.
Depois que li Bilionários Por Acaso (resenha), também da Editora Intrínseca eu peguei meio que um vício com o Facebook e sua história, pelo simples fato de que é incrível e a partir de então eu vi o filme A Rede Social e agora tive a oportunidade de ler essa obra prima de David Kirkpatrick.
Diferente de Bilionários, O Efeito Facebook conta a real história de tudo e ao envés de vilões, Sean Parker e Mark Zuckerberg são tratados como os caras que fizeram do Facebook uma empresa de verdade - e com todo o direito -; Kirkpatrick teve um trabalho de pesquisa imenço e impecável (são quatorze páginas no final do livro só listando 'Notas' e 'Leituras Adicionais') que contou a história da empresa e de todos que passaram (todos mesmo) e ainda passam por ela com muitos detalhes (às vezes você chega até a ter uma sobrecarga de informações).
O mais interessante é que David não focou apenas na história do Facebook, mas também encontramos trechos dedicados a história das redes sociais e muita coisa sobre internet, economia, tecnologia, etc e claro que você terminará o livro com muito conhecimento sobre o universo virtual de hoje, desde o AIM, passando pelo MySpace, Plaxo, Napster, Friendster, YouTube até o atual Twitter - além de outras grandes redes comerciais.
Outro ponto explorado é como o Facebook mudou a vida das pessoas e já promoveu várias manifestações, mudanças de comportamento e o que faz os usuários serem tão viciados nessa rede; há trechos bem divertidos também. Não posso deixar de falar sobre o trabalho de capa, que é demais - a capa ficou simplesmente incrível (se você ainda não viu o livro ao vivo, se impressione ao comprá-lo ou ver em uma livraria, ficou muito bonita).
É com certeza uma leitura incrível que vai te viciar e você vai querer cada vez saber mais, mais, mais sobre o Facebook - e é foda.


PROMOÇÃO COMENTARISTAS FEVEREIRO! Comente no post da resenha dizendo o que achou sobre o livro, se o deseja ou já leu, etc. Será feito um sorteio entre os comentaristas do post e o vencedor ganha um kit com marcadores, livretos e cards diversos (mais informações e foto do kit). Até dia 01 de Março.
Informe no comentário: Twitter e E-mail | Regras: Seguir @somos_criativos

10 comentários:

Danne disse...

Bah não sei, todo mundo tá falando tão bem desses livros, mas não é uma história que me chamou a atenção...

Então, pelo menos por enquanto, eu não pretendo lê-lo... aieohieoaihoae

♣Guilherme Franco♣ disse...

Um livro que deve ser uma biografia de uma rede social, ilário, vendo a capa internacional, não gostei, gostei mais desa capa brasileira que a intrínseca fez, muito bonita e original!!!

E-mail: guilherme.fp@bol.com.br
Twitter: @1guifranco

Quero ganhar essa promoção do Somos Criativos!
Eu sou criativo e você?

Inove!

Guilherme Franco.

Erica Martins disse...

O livro parece ser bom mesmo.
Eu tenho curiosidade em ler mais porque gosto de saber a história do surgimento de tecnologias/marcas/redes sociais.
Porque usar o Facebook memso eu não gosto muito não.

@EricaMarts
v_de_veronica_ma@ymail.com

Bye

Guilherme Porto Fernandes disse...

É díficil comentar sobre algo que eu não faço a mínima ideia de como aconteceu e somente virei usuário recentemente (do Facebook). Não lí o livro e ainda não ví o filme; mas mesmo assim posso dizer que a história desses caras é invejável. Conseguiram, em pouco tempo, tornar um passa-tempo num troço sério, vai além de simples narrativas e entra em um mundo real, cheio de idas e vindas envolvendo verdinhas valiosas e tudo mais que elas podem te trazer...

Athena W. disse...

Bom, o livro me chamou a atenção por novamente não ser escreito pelo proprio criador do Facebook (Mark Zuckerberg). Pra mim parece que ele tá se escondendo ou mantendo tudo em segredo. É bem estranho!

@MyrtesCharlotte
mirtes.intelecto@gmail.com

Patrik Ruam disse...

Gostei da história por causa do filme "A REDE SOCIAL" que parece ser muito bom, então o livro só pode ser bom :)

Monique Martins disse...

Ainda não consegui ler este livro, nem Bilionários por acaso, mas ambos estão na minha lista de leitura. Gosto muito de utilizar o facebook, principalmente pela praticidade e é incrível pensar em como tudo começou, quase uma brincadeira de adolescentes e virou um fenômeno mundial.
Cm certeza são livros que valem a pena ler e ter.

Monique Martins
@moniquemar
monique.costa@justice.com

Vitor Jorge disse...

O Facebook em si não me atrai muito.. mas a história da sua criação tem sido minha ultima mania desde que assisti A Rede Social, um filme fantastico por sinal!
OTIMA RESENHA! me deu vontade de ler o livro, hahah.

@vitoorjorge
vitor_jorginho@hotmail.com

diih Fofuxo disse...

Creio que estes livros tendem a ficar viciantes pelo simples motivo de estarem dentro no nosso contexto, dentro de nossas vidas. Porque é claro, que sabemos, que estamos em uma era de evolução onde a internet é uma ferramenta fundamental. E como o livro trata de um destes recursos, acredito que se torne mais interessante... ótima resenha, louco para ler a de Crescendo


TWitter: @diickaugusto
E-mail: dickaugusto@hotmail.com

:) Seguindo o twitter do site \O

Eduardo Ferreira disse...

Muito bom livro
Email:: dudusferreira@hotmail.com
Twitter: @dudusfe

Postar um comentário

-Certifique-se de que está comentando sobre algo referente a este post.
-Os comentários são moderados, ou seja, você os verá após serem aceitos.
-Você pode utilizar HTML para escrever em negrito [B] ou itálico [I]
-Caso o post contenha alguma notícia incorreta ou links indisponíveis, comente e avise que o autor atualizará as informações, ou utilize o próximo tópico.
-Comentários com humilhações, palavras de baixo calão ou qualquer outra expressão que denigre a imagem do blogueiro, outros comentaristas, site ou assunto/ pessoa tratado no post não serão aceitos.
-Para outras dúvidas ou qualquer outro tipo de contato, clique aqui.
-Saiba como colocar um avatar nos seus comentários!

Copyright Somos Criativos 2011 • Tema modificado por IgorVoltar ao Topopowered by Blogger