HOME  •  GOSSIP  •  FILMES  •  LIVROS  •  MÚSICA  •  SÉRIES  •  WTF?  •  TV  •  PROMOÇÕES                                                                   Assine o nosso feed! Conheça os colunistas Siga a gente no Twitter: @somos_criativos Contato/ Anuncie


12 dezembro 2010

Resenha do livro Anoitecer (Diários do Vampiro - O retorno #1)

Título Original: Vampire Diaries - The Return: Nightfall
Autora: L. J. Smith
Número de Páginas: 444
Compre: Saraiva

É com muita alegria que eu digo: Diários do Vampiro está de volta e com tudo!
L. J. Smith é a escritora exemplo para todos os outros escritores (ras). Como a maioria sabe, a quatrilogia  Diários do Vampiro foi lançada em 1991/2, mas os livros só chegaram a fazer MUITO sucesso quando os livros viraram a série de tv The Vampire Diaries e no início do mesmo ano (2009), depois de 16 anos, a autora lançou a nova trilogia O retorno, que tem como seu primeiro volume, Anoitecer. E é sobre ele que vamos falar hoje!
    Elena está de volta e não está mais morta. Depois da batalha em Reunião Sombria, a garota está de volta a Fell's Church provocando a alegria e animação de Stefan, Damon, Bonnie, Matt (ou Mutt? - como diz Damon - KK'), Meredith e... Caroline (?) Mas, para o resto da cidade, Elena está dentro do caixão, então ela vive junto com Stefan na pensão da Sr. Flowers e todos os humanos (e Damon) estão muito ansiosos para visitá-la depois de tudo que aconteceu com a briga com Klaus, um dos vampiros Antigos, que são super poderosos.
    Literalmente, Elena começa uma vida nova, ou seja, ela deve começar desde o início. Ela agora é um espírito puro misturado com anjo que veio do Outro Lado que habita a Terra e agora tem muito Poder - a garota volta irradiando Poder e fica muito mais poderosa que os dois irmãos vampiros juntos -, e sua mente agora é semelhante a de uma criança. Ela não consegue pronunciar nem palavras completas (o máximo que conseguiu foi Ste-fan ou Da-mon) e se comunica poucas vezes pelo poder da mente. Para que ela volte ao "normal", é necessário aguardar o despertar, que será repentino. Enquanto Elena está nessa forma de espírito, ela tem um incrível poder de cura e não consegue ficar com raiva ou estressada com ninguém, mas, ao receber Damon, ela percebe que há algo muito estranho crescendo dentro dele, mas ela não consegue avisar a ninguém porque não consegue falar.
    Além de Damon, Caroline age de forma muito estranha, falsa e má, chegando até a utilizar magia negra contra Elena - que combate com sua Magia Branca - e outras pessoas estão agindo estranhamente na cidade, sendo possuídas, o que faz com que o grupo fique preocupado e tente encontrar uma solução; o sinistro e famoso bosque de Fell's Church também "age" estranhamente, como se as plantas que lá vivem estivessem com desejo próprio e querem acabar com todos que passam por perto, até a morte.
    O aguardado Despertar de Elena acontece e ela não sabe sobre o grande Poder que ainda lhe restou - descobrirá só mais no meio do livro - e agora ela deve seguir uma estranha mensagem escrita em seu diário virtual por Stefan, dizendo para ela procurar Damon. Ela chama seus amigos e juntos formam os famosos planos A, B e C; agora eles se dividem em tarefas - cuidar das meninas possuídas - principalmente Caroline (o que faz com que Bonnie e Meredith passem por momentos de terror e são salvas por Damon) -, procurar Stefan e saber o que ocorre em Fell's Church.
    Depois de acontecimentos chocantes, plantas com vida, demônios, terror, mistério, confusões e humor em várias partes, o livro termina com uma batalha inacabada e ainda não resolvida - que terá sua continuação em Almas Sombrias.
    É interessante ressaltar que Damon recebe uma atenção especial em Anoitecer e grande parte da trama tem ele como personagem importante, muitas coisas acontecem graças a ele ou com ele. Além disso, a relação Damon-Elena se expande - em vários sentidos. Uma coisa que gostei muito também foram das últimas páginas - o diário de Elena -, achei bem legal porque parece que explicou o livro inteiro desde o início, fez um "resumão" e ficou muito bom. Outro ponto que é interessante é o fato de o Diário (agora digital) não tem mais data - nos outros livros, era datado 1991 - e a história agora acontece no presente (mesmo sem não passar esse tempo todo - passaram-se dias desde Reunião Sombria), já que temos computadores, celulares com vídeo-chamadas, etc.
    Dá pra perceber também que L. J. Smith modificou muito o estilo dos livros, aumentando relativamente de tamanho (agora temos 400 páginas e não 200) o que eu sinceramente não gostei nenhum pouco. Gostava de Diários do Vampiro porque eram ótimos livros e super rápidos de ler; a questão é ainda continuam ótimos livros, mas mais lentos de ler - eu lia cada livro da quatrilogia inicial em um ou dois dias, agora na nova trilogia, leio um livro em quatro ou cinco dias.
    Encontrei somente dois problemas em Anoitecer: primeiro, o aumento relativo do número de páginas foi desnecessário, porque muitas coisas poderiam (e deveriam) ser resumidas, o que tornou algumas partes repetitivas. Segundo, a escrita estranha em algumas passagens do livro, que deixaram a história confusa.
    Num todo, eu curti pra caramba DV5 e é uma das melhores leituras minhas do ano e é bem esperado para todos os fãs e se você ainda não leu a série, leia, porque você não vai se arrepender. Diários do Vampiro é uma das poucas séries que são escritas com ótima qualidade e conquistam fãs cada vez mais.

    17 comentários:

    Jess Vieira disse...

    Ótima resenha *-*
    Quero muito ler esse livro...

    Unknown disse...

    MUITO BOA ESSA RESENHA! *---* Mal posso esperar para ler esse livro!

    Unknown disse...

    pra variar, ótima resenha né. quero até ler *_*

    Karina Pierroti disse...

    ótima resenha.

    Amanda disse...

    noossa, resenha muuito boa. queero ler D:

    Ulquiorra disse...

    Isso que é Resenha!!!

    Eu já sabia que o Demon ia ficar estranho mais não sabia o porque...

    Unknown disse...

    ótima resenha, \o/

    Neno disse...

    OMG! essa série fica melhor a cada livro publicado!!*-*

    Larissa C. disse...

    Esse livro parece ser foda *-*

    Anaisa disse...

    Oi!
    adoro DV :D
    TEAM DAMON!!!!

    David A. disse...

    Ainda não li nenhum livro da série...
    Mas parece ser legal =]

    Laís N. disse...

    Estou louca para ler esse livro.Adorei a resenha

    Anônimo disse...

    Ainda não li nenhum, mas acompanho a série e estou louca pra começar a ler! Boa sorte pra mim!

    Danne disse...

    Suuuuper ansiosa pra ler esse livro *_*
    Ainda não comprei pq to falida ;x iaohehoiea
    Muita gente diz que ele não é tão bom quanto os outros... mas talvez seja isso ali que você disse... sobre o tamanho do livro e coisas que poderiam ser ditas em menos palavras ioaehhieoahioea

    Mas mesmo assim quero MUITO ler *_*

    Carol Miranda disse...

    Aiii ainda não li os livros, mas so de ler as resenhas ja fico louca pra comprar todos!!

    leonardo lial. disse...

    muito boa a resenha!!
    morrendo de vontade de ler o livro. *-*

    Letícia Santos disse...

    Eu não gostei muito dos livros, mas estou louca pra ler e saber o que acontece.

    Postar um comentário

    -Certifique-se de que está comentando sobre algo referente a este post.
    -Os comentários são moderados, ou seja, você os verá após serem aceitos.
    -Você pode utilizar HTML para escrever em negrito [B] ou itálico [I]
    -Caso o post contenha alguma notícia incorreta ou links indisponíveis, comente e avise que o autor atualizará as informações, ou utilize o próximo tópico.
    -Comentários com humilhações, palavras de baixo calão ou qualquer outra expressão que denigre a imagem do blogueiro, outros comentaristas, site ou assunto/ pessoa tratado no post não serão aceitos.
    -Para outras dúvidas ou qualquer outro tipo de contato, clique aqui.
    -Saiba como colocar um avatar nos seus comentários!

    Copyright Somos Criativos 2011 • Tema modificado por IgorVoltar ao Topopowered by Blogger